quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia da Mentira

Hoje é o dia de ser criativo em dobro, se quiser "pegar" algum dos seus amigos com uma história mirabolante! Agora, vale a pena conhecer um pouco da história deste dia e porque essa data ficou marcada como Dia da Mentira.

Uma das vertentes mais "verdadeiras" dessa história, é que surgiu na França. Desde o século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, marcando a chegada da primavera. As festividades de réveillon duravam uma semana e terminavam justamente no dia 1 de abril. 
Porém, em 1564, com a adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França, determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Mas isso criou uma certa resistência em alguns franceses mais conservadores, que continuaram a fazer suas festas na data antiga. Com isso, boa parte da população começou a se aproveitar deste costume deles, para enviar presentes, convites de festas que não existiam, tudo escondido, a fim de brincar com esta resistência desnecessária. 

As outras histórias falam sobre uma notícia falsa da morte de D. Pedro I, falam que a Disney se aproveitou deste boato para criar o Pinóquio, o mentiroso mais famoso, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário