terça-feira, 5 de maio de 2009

Neuromarketing


Atualmente encontramos diversos estudos relacionadas às verdades e mentiras sobre por que compramos. Será que aquele vermelho com amarelo nos faz realmente preferir comer no McDonalds? Será que o famoso "cheirinho de carro novo" nos proporciona alguma sensação que nos impulsiona a querer um automóvel novo? Será que as tão criticadas e idolatradas ao mesmo tempo "mensagens subliminares" tem o poder de criar desejos em nossas mentes? Isso tudo acontece justamente quando a ciência e o marketing se encontram e, olha só: muito prazer, há muito tempo você já foi apresentado ao "Neuromarketing" e não sabia. 
E de estudos em cima deste fenômeno, podemos ler de alguns autores renomados, que o nosso grande equívoco é acreditar que o consumidor tem real poder sobre o que está comprando. Nosso subconsciente está no comando na maioria das situações, incluindo as de compra. O mesmo subconsciente que associa as cores vermelho e amarelo ao paladar e ao gosto bom que sentimos, que associa um cheiro, ao prazer de ter um carro novo e aquele que recebe milhares de mensagens subliminares a cada minuto. 
Este é um assunto que daria inúmeras mesas redondas, estudos, testes, etc. A maioria das empresas e agências ainda estão tentando entender bem este fenômeno, mas segundo pesquisas, daqui a uns cinco anos o neuromarketing será um setor componente obrigatório nas empresas. 

Um comentário:

  1. Como eu gosto do assunto, e pra reforçar suas palavras, dê uma olhada nessas embalagens (no link abaixo), e deixe o subconsciente louco de vontade de gastar dinheiro!
    http://www.webdesignerdepot.com/2009/05/50-beautiful-and-effective-package-designs/

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